Abduzido pela fotografia

Alexandre Macedo é dessas pessoas que foi escolhida pela profissão. Designer de mão cheia, com um olhar apuradíssimo, foi praticamente cooptado, seqüestrado, abduzido pela fotografia. Começou a clicar para suprir necessidades de clientes, em busca de novas visões para seus produtos. Em pouco tempo ele estava em casas de arquitetos renomados, registrando ambientes e paisagens sofisticados, que exigiam imagens à altura. O designer Alexandre Macedo dava origem ao fotógrafo de linhas e traços precisos, tal como tem que ser uma peça publicitária, tal como tem que ser uma boa imagem.

Pouco depois, a fotografia acaba por dominar Alexandre cotidianamente. Curioso e observador, passou a registrar encontros familiares, seus filhos, suas viagens e, em pouco tempo, dedicava-se à fotografia social. Foi assim que começou a fotografar casamentos e outros eventos de uma forma pouco vista, com o mesmo olhar limpo e preciso do design, mas com a beleza da imprevisibilidade, digna do melhor do fotojornalismo. Do fotojornalismo foi um pequeno salto à fotografia documental, claro, sem perder as qualidades que um fotografo precisa imprimir em seu trabalho para que o espectador também seja seqüestrado, cooptado, abduzido pela imagem. E é isso que Alexandre Macedo faz.

João Correia Filho
“Jornalista e integrante da Mó Documental”

 

Atuação / About

Atua como designer há 12 anos e há 6 anos incorporou a fotografia e a produção de vídeo em seu trabalho. Hoje une as três especialidades para desenvolver trabalhos autorais e corporativos no Brasil e exterior.
Como designer tem experiência em design gráfico e webdesign para empresas. Na produção de vídeo, produz vídeos corporativos e documentários como o “A Nossa Banda”(2013), selecionado no 5º Festival Internacional de Documentário Musical In-Edit e o documentário “A Resposta da Terra”(2012), exibido na Rio +20. Como fotógrafo tem experiência nas áreas social, arquitetura e documental, com ensaios selecionados no Paraty Em Foco – Festival Internacional de Fotografia e trabalhos publicados na revista holandesa Twentelife e em revistas nacionais como Casa e Jardim, Vida Simples, Terra da Gente e National Geographic Brasil.

Works as a graphic designer for 16 years and 8 years ago move to photography and video production.
In video, produces corporate videos and documentaries such as “A Nossa Banda” (2013), selected in the 5th International Festival of Documentary Musical In-Edit and the documentary “A Resposta da Terra” (2012), showed at Rio + 20. As a photographer has experience in the social, architectural and documentary, with photos selected twice in the International Festival of Photography Paraty em Foco, published in the Dutch magazine Twentelife and Brazilin’s magazines like National Geographic Brazil Casa e Jardim, Vida Simples, Terra da Gente.